Vortex

18 de 07 de 2023

Resiliência em TI: A importância na era digital.

Em TI, a chamada resiliência refere-se à prática de planejar possíveis interrupções do serviço de tecnologia em uma empresa, tendo em vista todo o cenário de ameaças da atualidade. 

No cenário moderno, com o dinamismo dos trabalhos remotos, os colaboradores devem ter a capacidade de trabalhar de qualquer lugar, mas sem deixar de lado a segurança. Por tanto, a resiliência efetiva depende do alinhamento estratégico e da conscientização de uma conjuntura de ameaças em constante e ágil evolução. 

Um bom exemplo de resiliência em TI está em testar um programa de recuperação de desastres para obter a confirmação de sua capacidade de recuperação. Nos testes, as equipes de tecnologia avaliam a reação do armazenamento ou da rede contra situações inesperadas, como falta de energia, perda de conectividade ou falha de hardware. 

Como se garante que os dados estejam protegidos contra possíveis perdas?  

A resiliência, especialmente em cloud computing, visa assegurar às unidades de negócios que os dados serão protegidos e recuperáveis. 

As crescentes ameaças cibernéticas, principalmente na forma de phishing e ransomware, elevaram a pressão sobre os departamentos de tecnologia para um bom plano contra possíveis ataques. 

Assim, no que tange à segurança e tecnologia, um plano de continuidade de negócios deve ter em seu núcleo uma estratégia para garantir a conservação das operações. E para isso, ter um bom parceiro de TI faz toda a diferença

Quer saber mais em como estruturar a sua área de TI para ameaças externas? 

Fale com o nosso time de especialistas, teremos prazer em ajudá-lo a criar um ambiente resiliente e mais seguro para a sua empresa.

 


 

Post anteriores

Acompanhe nossa trilha de conhecimento.

Acessar Blog